Clima bom faz a produção de melancia aumentar no Brasil

Consumidor terá melancias maiores, mais doces e mais bonitas, dizem produtores

A melancia está em alta! Os meses de dezembro e janeiro marcam o auge da safra da fruta em todo o Brasil e, neste ano, o clima bom que atingiu as plantações é o principal responsável por uma maior produção, além de frutas mais bonitas e doces no mercado. 

No Rio Grande do Sul, mas chuvas que atingiram o estado no início do verão contribuíram muito com o desenvolvimento das lavouras. Por lá, as frutas estão maiores, mais doces e com a casca mais verde, sem queimaduras provocadas pelo sol, o que não interfere na qualidade ou sabor, mas comercialmente, faz a fruta sobrar nos mercados. 

No Brasil, as principais regiões produtoras de melancia são o Nordeste e o Sul, que contribuem, respectivamente, com 35% e 18% do total da produção nacional. A região Sudeste responde por 14% da produção nacional. De acordo com dados do IBGE, na última safra foram colhidas 1,7 milhão de toneladas de melancias no Brasil, em uma área de aproximadamente 80 mil hectare.

Na atual safra, com as boas condições apresentadas nas lavouras, a safra deve crescer e, consequentemente, o preço da fruta para os consumidores, deve cair em 2025!

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.