A cidade São Gabriel D’Oeste, na região norte de Mato Grosso do Sul, segue sem prefeito eleito até a manhã desta segunda-feira (7). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração indicou que o candidato mais votado foi Leocir Montagna (PSD) com 49,38% dos votos válidos, no entanto, o TSE informa que “não há requisitos suficientes para atribuição de eleitos, devido à situação judicial em que a candidatura de Leocir se encontra”.
De acordo com informações do TSE, o candidato está sub judice, e recorre no TSE de decisão do TRE-MS que barrou sua candidatura. “Não podemos dizer que ele foi eleito, e precisamos entender as coisas para responder objetivamente. O resultado foi divulgado sem determinar um vencedor mais para poder informar o eleitor que ele [Leocir Montagna] obteve 49% dos votos. Mas é uma candidatura sub judice. Não sabemos a condição dessa suspensão eventual. Sabemos que está sob recurso para a corte do TSE”, explicou o presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar.
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu por unanimidade cancelar o registro de candidatura de Leocir Montagna para prefeito e Rogério Rohr para vice, ambos do PSD. O indeferimento acontece a pedido da própria executiva estadual do PSD (Partido Social Democrático). Conforme o processo, o diretório do partido havia indicado que no município não houvesse candidatura própria para prefeito. No entanto, em convenção no dia 3 de agosto, a comissão provisória municipal lançou chapa na majoritária e para vereadores.
Após convenção, o PSD Estadual entrou com recurso em 2ª instância. Em sessão do pleno do TRE-MS no último dia 23 decidiu por unanimidade aceitar o recurso que pede o cancelamento do registro de candidatura de Leocir e Rogério.
Segundo Contar, o resultado das eleições em São Gabriel D’Oeste fica indefinido até que a questão seja esclarecida judicialmente. Nesse contexto, em segundo lugar, assumiria o posto o tucano Sérgio Marcon, com 6.911 votos.
A cidade de São Gabriel do Oeste é o portal da região norte do estado de Mato Grosso do Sul e está situada na maior rota de escoamento de produção de grãos do país. O município é polo do agronegócio, e um dos maiores produtores de soja, milho e sorgo da região centro-oeste.