Frio intenso é bom para as lavouras de maçã e trigo; veja a previsão

Frio intenso beneficia lavouras de maçã, trigo e outras culturas de inverno no sul

Frio intenso é bom para as lavouras de maçã e trigo; veja a previsão
Maçã gala
Canva/Direitos Adquiridos

A meteorologia alerta que chuvas muito intensas podem atingir a região sul, especialmente Santa Catarina, neste sábado (13) causando inundações. De acordo com a previsão do tempo, nos últimos dois dias já choveu entre 48mm e 50mm em algumas cidades da região central e leste catarinense. No Rio Grande do Sul, apesar de muitas nuvens, não deve chover muito. No Paraná, a chuva deve ser forte nas regiões sudoeste e sul.

A previsão do tempo indica que no domingo (14), o clima fica instável no Rio Grande do Sul devido a atuação de uma área de menor pressão atmosférica na região sul do país. Muitas nuvens cobrem o estado e pode chover durante o dia, especialmente na Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte. Em Santa Catarina, o domingo também terá chuva na maior parte do estado e os maiores volumes concentrados no Leste catarinense.

Bom para a fruticultura

O frio que atingiu a região Sul nas últimas semanas, com temperaturas abaixo de zero, em Urupema, Santa Catarina, pode beneficiar as lavouras de maçãs. “As macieiras estão em dormência e precisam de cerca de 600 horas abaixo de temperaturas de 7,2ºC para brotar bem na próxima safra. Então, o frio está sendo bom”, disse Haroldo Tavares Elias, engenheiro agrônomo e analista da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri).

Outro ponto destacado é que o frio intenso reduz a incidência de pragas agrícolas, quebrando o ciclo de reprodução, como a cigarrinha, nas lavouras do estado. 

No Paraná, a chuva pode beneficiar as lavouras de trigo, que já vinham apresentando baixo desempenho porque houve uma estiagem de 41 dias na região. E no Rio Grande do Sul, as culturas de inverno como trigo e aveia estão sendo beneficiadas pelo frio intenso. 

Mais notícias

Carregar mais