China relata aumento nos casos de gripe aviária em aves selvagens

País asiático relatou no fim de semana 275 ocorrências de aves mortas com o vírus H5N1 na região oeste

Viviane Taguchi

As aves mortas foram localizadas em dois condados da região oeste da China
Reprodução/Secretaria de Agricultura SP

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China reportou no último sábado (18) que os casos de gripe aviária (H5N1) no país estão ocorrendo na região oeste do país. A preocupação é que o vírus se espalhe pelas demais regiões e atinja granjas comerciais de aves e também contamine o rebanho bovino, como tem ocorrido nos Estados Unidos. 

Segundo a nota emitida pelo ministério, dois condados da província de Ginghai confirmaram 275 casos de gripe aviária em gaivotas, encontradas mortas, e outras aves selvagens. O Laboratório Nacional de Referência da Gripe Aviária da China confirmou que se tratava do vírus da gripe aviária.

No Brasil, 156 aves selvagens, 5 mamíferos aquáticos e 3 aves de subsistência morreram contaminadas pelo vírus da gripe aviária. Não houve casos de contaminação em granjas comerciais no país, o que não afetou as exportações de carne de aves. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.