Chile confirma caso de gripe aviária em homem de 53 anos

O Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chile confirmou o diagnóstico e o governo investiga a origem da infecção e se há outros casos

Da Redação

Chile confirma caso de gripe aviária em homem de 53 anos
Influenza aviária de alta patogenicidade é letal para aves
Lucas Cardoso/Embrapa

O Governo do Chile, através do Ministério da Saúde, confirmou na tarde desta quinta-feira (30/3) que um homem de 53 anos está internado, em estado grave, mas estável, com H5N1, a gripe aviária. 

O Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chile confirmou o diagnóstico e, informou que agora, o governo está investigando a origem da infecção e se há outros casos na mesma região.

O vírus da gripe aviária H5N1 é transmitido pelo contato com animais doentes e normalmente é fatal para as aves. No entanto, a ministra da Saúde, Ximena Aguilera alertou que o vírus também pode afetar mamíferos marinhos, como leões-marinhos, que são cada vez mais encontrados por pessoas na praia em todo o continente.

O Chile já havia confirmado casos de gripe aviária em aves no início deste ano, mas não havia identificado nenhum caso em humanos. Casos recentes em fazendas industriais levaram o governo a interromper as exportações de aves. 

A doença também foi detectada no Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai. O Brasil chegou a investigar três casos suspeitos, que foram descartados após análise laboratorial.

Nesta semana, o Ministério da agricultura e pecuária (Mapa) proibiu eventos com aves em todo o país, para evitar uma possível contaminação. As granjas comerciais do país adotaram, desde o final do ano passado, medidas de prevenção, como suspensão de visitas, por exemplo. 

Mais notícias

Carregar mais