Centro de Tecnologia Canavieira planeja dobrar produtividade de canaviais até 2040

Desenvolvimento de nova tecnologia de plantio, por meio de "sementes", é o principal salto

Centro de Tecnologia Canavieira planeja dobrar produtividade de canaviais até 2040
Mistura de etanol à gasolina pode subir a 30%
Divulgação

Líder global da ciência da cana, os pesquisadores do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) planejam dobrar a produtividade dos canaviais brasileiros até 2040, para atender à demanda crescente por etanol. A informação foi divulgada por Silvia Yokoyama, Diretora de Assuntos Regulatórios e Governamentais do CTC, durante a Conferência Internacional Datagro sobre Açucar e Etanol, nesta terça-feira (22), em São Paulo. 

“Tecnologias modernas como melhoramento genético de precisão e biotecnologia, já aplicadas em culturas como soja, milho e algodão, vem sendo introduzidos na cana-de-açúcar pelo CTC e terão impacto direto no aumento da produtividade e, consequentemente na mitigação da emissão de gases de efeito estufa”, disse Silvia. 

Segundo Silvia, estas tecnologias conjugadas ao projeto sementes trarão facilidade ao processo de plantio e, associado a melhoria de produtividade, contribuirão para o aumento da descarbonização.  “A nova tecnologia de plantio possibilitará o melhor uso da terra, a redução do uso de diesel, menor exposição do solo e uso otimizado de fertilizantes”, disse Silvia. 

Nos últimos dez anos, o CTC investiu R$ 2 bilhões em pesquisas e tecnologias para o setor de cana-de-açúcar.

Mais notícias

Carregar mais