As autoridades sanitárias dos Estados Unidos estão recolhendo milhares de pacotes de cenouras orgânicas no País devido à contaminações pela bactéria E.coli. O governo está realizando o ‘recall de cenoura’ nas grandes redes de supermercados. Pelo menos 15 consumidores foram internados e uma pessoa morreu após comer a hortaliça.
O correspondente da Band nos Estados Unidos, Eduardo Barão, conta que as cenouras orgânicas estavam contaminadas com a bactéria E.coli. Os pacotes contaminados incluíam as cenouras do tipo baby produzidas pela maior agroindústria do setor no país, localizada na Califórnia. Ao todo, 18 marcas estão sendo retiradas do mercado.
As infecções provocadas pela E.coli podem afetar os intestinos, rins, bexiga e a corrente sanguínea e ainda pode ocasionar doenças mais invasivas como a meningite em bebês.
As autoridades sanitárias garantem que todos os pacotes contaminados já foram retirados do mercado, mas não há como saber quantos já foram comprados e estão nas casas dos consumidores. Por isso, o departamento de saúde nacional norte-americano está aconselhando os consumidores a descartarem toda a cenoura comprada nas últimas semanas e levar os locais onde as cenouras estavam armazenadas.