Nesta semana, um vídeo gravado no Ciep municipal Luiz Carlos Prestes, na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, gerou muita polêmica. Uma companhia de dança chamada Cia Suave realizou uma apresentação com a música “Olha os cavalo [sic] no cio”. No vídeo, uma mulher aparece usando uma máscara de cavalo e simulando movimentos de galope. Mas, na vida real, existe cavalo tarado? Como funciona o cio das éguas e a reprodução dos cavalos?
Cavalos não são tarados, mas os equinos machos, assim como os asininos, podem mudar o seu comportamento naturalmente quando as éguas próximas a ele estiverem no cio, ficando mais agressivos e relinchando de forma diferente. É um comportamento instintivo dos equinos.
Em fazendas de criação de equinos, há os animais férteis (garanhões e éguas) e ainda, o rufião, um animal sem condições de fecundar uma fêmea, mas que apresenta comportamento de macho. Apenas a égua pode entrar no cio, período que também é chamado de estro. O equino macho não entra no cio, mas ele pode cobrir até 20 fêmeas por dia a partir dos 18 meses de idade.
Como identificar o cio da égua?
Durante o cio, que pode durar entre 10 e 12 dias, a égua normalmente fica receptiva ao garanhão, afastando lateralmente os membros posteriores, elevando a cauda e urina mais, com odor característico. Em seguida, ela contrai a parte inferior da vulva, o que expõe o clitóris. Algumas vezes, ela tem um comportamento inverso e rejeita o garanhão abaixando as orelhas ou com coices.
O cio da égua pode ser identificado por um rufião, que vai apresentar comportamento diferente ao se aproximar da égua no cio. Nas propriedades rurais especializadas na criação de equinos, os médicos veterinários detectam o cio da égua com o auxílio da ultrassonografia, exame que avalia modificações no útero e o desenvolvimento folicular do animal.
As éguas podem ter diferentes tipos de cios: os cios anovulatórios são aqueles em que a égua apresenta desenvolvimento folicular com sinais externos de cio, mas sem ovulação. Os cios interrompidos e os silenciosos. No primeiro, o cio pode ser interrompido por um ou mais dias e voltar em seguida. O silencioso pode ocorrer em éguas gordas em lactação.
Como ocorre a reprodução dos cavalos?
A ovulação da égua ocorre em um período de 24 a 48 horas antes do término do cio e, o óvulo é fecundado de 6 a 8 horas após ter sido liberado. A vitalidade do espermatozoide é de aproximadamente de 48 horas no trato genital da fêmea. Se a égua não apresentar cio depois de 16 dias provavelmente foi fecundada. O intervalo entre 2 cios consecutivos é de 21 dias. A gestação da égua dura 11 meses, entre 330 e 360 dias, dependendo da raça do cavalo. Após o nascimento, em apenas algumas horas, o potro mama o colostro e já consegue andar sozinho e até ensaiar alguns pulos e corridas. Ele permanece junto à mãe por algumas semanas.