Os preços de carnes bovinas de cortes mais populares no Brasil tiveram significativas altas de preços nos últimos meses, quase 12%. E pior: o contra-filé chegou subir até 20%. A proprietária do açougue conta que, para desespero dos clientes, no final do ano, até faltou carne para repor o estoque.
Em 2024, a carne teve um aumento médio de preços de quase 21% para os consumidores, foi a maior alta já registrada em cinco anos. No ano anterior, o preço das carnes bovinas chegou a cair 9% no ano. E a explicação para essa oscilação está no campo!
O ciclo da pecuária bovina explica a alta no preço. Como houve, nos últimos anos, muita produção de carne, os preços caíram e o consumo aumentou consideravelmente. E agora, com rebanho menor, falta boi para abater. Os animais que estãos nos pastos neste começo de ano ainda não têm peso suficiente para serem abatidos, além disso, a seca prejudicou a pastagem e o pecuarista precisa investir mais para complementar as dietas de engorda dos animais.
A alternativa para driblar os preços é optar por outros tipos de proteínas de origem animal na hora da compra: os cortes de carne de frango também subiram, mas bem menos! O frango em pedaços teve uma alta de 10,3% no ano e em compensação, ovo de galinha, caiu 4,5%