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Cargill entra no mercado de adoçantes naturais para varejo e indústrias

Crescente demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis leva a companhia de alimentos a atuar no segmento de adoçantes

Viviane Taguchi

Cargill entra no mercado de adoçantes naturais para varejo e indústrias
Viviane Taguchi

A gigante de alimentos Cargill anunciou nesta terça-feira (5) que vai entrar no segmento de adoçantes dietéticos naturais no Brasil. Os produtos, derivados da planta stévia, chegam ao mercado brasileiro com três diferentes rótulos, um para o consumidor final chamado Truvía, e dois para a agroindústria, o EverSweet e ViaTech.

Os três produtos, que já são fabricados e vendidos nos Estados Unidos pela Cargill, têm diferentes níveis de equivalência ao açúcar e índices de dulçor. As duas soluções para a agroindústria podem ser usadas na fabricação de pães, bolos, doces, bebidas, produtos lácteos, geleias e derivados de frutas, suplementos e snacks. 

O EverSweet pode substituir até 100% de açúcar nos alimentos, sem residual amargo. Ele é obtido a partir do processo de fermentação e é o produto que tem a maior capacidade de dulçor. Os produtos com rótulo ViaTech permitem a substituição de 70% de açúcar e têm diferentes dosagens para aplicações específicas da agroindústria. Os adoçantes voltados para o consumidor final tem versões em sachês, pote, líquido e uso culinário.

Dados da pesquisa Health Focus, realizada pela Cargill, apontam que, para 61% dos consumidores latino-americanos, os alimentos processados poderiam ser mais saudáveis se os açúcares fossem reduzidos em suas formulações. Entre os insights trazidos por esse e outros estudos, a empresa percebeu que a preferência por adoçante é resultado da busca do consumidor pela redução de açúcar e por mais saudabilidade nas escolhas do dia a dia, na tentativa de satisfazer suas necessidades por indulgência. 

“Para entrar nesse novo segmento, ouvimos os consumidores e vamos aprender com eles sobre as principais demandas para seguir oferecendo excelência a nossos clientes, agora com maior leque de produtos e com base nesses perfis de consumo mais exigentes”, destaca Laerte Moraes, diretor-geral de Food Solutions da Cargill na América do Sul. 

O que é stévia?

Stévia ou estévia é uma planta que tem nome e sobrenome: Stevia rebaudiana Bertoni, mas em algumas regiões, é conhecida como erva-de-açúcar. As folhas têm aroma parecido com o do boldo e o gosto também é amargo, no entanto, após passar pelo processo de fermentação e extração das plantas, o amargor se transforma em doçura. Por ter um índice muito baixo ou zero de calorias, é usada como adoçante natural.

Para produzir a linha de adoçantes lançados, a Cargill compra a planta de produtores chineses e realiza todo o processo em uma de suas fábricas nos Estados Unidos. Segundo Laerte Moraes, não há previsão de investimentos em plantios de stévia no Brasil por enquanto. 

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