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Mudanças climáticas fizeram brasileiro consumir menos bebidas alcoólicas

Em 2023, as vendas de vinhos, conhaque e uísque tiveram quedas nos supermercados, e a culpa é do calor que fez nos meses do inverno

Da Redação

Mudanças climáticas fizeram brasileiro consumir menos bebidas alcoólicas
Meses de inverno mais quentes fizeram brasileiro comprar menos vinhos
Freepik

Uma pesquisa realizada pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o setor varejista, apontou que em 2023, o consumo de vinhos caiu no Brasil e a culpa, foi do calor registrado nos meses do inverno, principalmente no mês de agosto. 

O estudo aponta que a queda no consumo de vinhos no Brasil, entre janeiro e agosto de 2023 foi de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em agosto, as vendas foram 7,7% menores do que em agosto de 2022. De acordo com a empresa, o menor consumo de vinho ocorreu devido à média das temperaturas máximas registradas no mês, de 25,9ºC neste ano – 1,4ºC acima da média histórica estabelecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (InMet).

O vinho tinto é o mais vendido no setor varejista brasileiro, com 83,3% das vendas unitárias. O segundo lugar é do vinho branco (8,5%), seguido por espumantes (5,2%) e rosé (3,0%). A pesquisa é realizada em 40 mil pontos de venda (PDV) e mostra que o hábito do consumidor (na categoria de vinhos) apresenta dois picos de vendas durante o ano, um deles no período de inverno onde há um aumento no consumo de vinhos tintos e outro no final do ano, quando vinhos refrescantes como brancos, rosés, espumantes e similares aumentam sua saída em virtude do clima (verão).

Para Priscila Ariani, diretora de Marketing Scanntech Brasil, o impacto na venda de bebidas tradicionais do inverno vai além do vinho. Conhaque e uísque tiveram quedas de até -21,9% em unidades vendidas enquanto cerveja teve aumento de +13,4% no mês de setembro, influenciadas pelas altas temperaturas. Em outras categorias, o impacto também pode ser visto, como o sorvete, que dentro da categoria de perecíveis registrou venda de +66,7%”, destaca.

No Brasil, a pesquisa aponta também que as regiões Sul e o estado de São Paulo representam mais de 60% do faturamento das vendas de vinho no Brasil. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro somam 21%. Por captar mais de e mais de 9 bilhões de tickets por ano, relativos a um faturamento de mais de R$ 680 bilhões, os dados da Scanntech destacam que mais de 60% dos vinhos comercializados nos supermercados ocorrem em grandes varejistas. Mercados intermediários ficam em segundo com cerca de 22% ficando à frente do atacarejo que soma pouco mais de 8%.

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