A Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic) informou que, em 2022, foram consumidas 21,1 milhões de sacas de café no Brasil. O número é 1% menor que o obtido no ano anterior e esse volume representa 41,8% da safra de café nacional de 2022, que totalizou 50,9 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Com os dados, segundo a Abic, o Brasil mantém a sua posição como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás dos Estados Unidos. A diferença é de apenas 4,7 milhões de sacas.
O consumo per capita brasileiro foi de 5,96 quilos por ano de café cru e 4,77 quilos por ano de café torrado, um pouco abaixo do que foi registrado no ano anterior, 4,84 kg/ano/hab, e isso se deveu ao crescimento da população, segundo a Abic.
Atualmente, as indústrias associadas da ABIC respondem por 71,1% da produção do café torrado em grão e moído, e representam 86,1% de participação no varejo supermercadista. A ABIC registra em seu banco de dados mais de 3.000 produtos certificados.