O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou, na manhã desta segunda-feira (2) que cinco novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) em aves silvestres foram detectados no Brasil. No total, há 111 casos da doença em aves silvestres no País e três focos em produções de subsistência, de criação doméstica, somando 114.
De acordo com o ministério, há nove investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
As notificações em aves silvestres ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Em julho, quando foi confirmado focos de gripe aviária de subsistência em Santa Catarian e no Espírito Santo, o Japão suspendeu as compras de ovos e derivados de frango, mas o protocolo foi revisto. Atualmente, o país mantém a restrição aos produtos de Mato Grosso do Sul.
Brasil tem mais cinco casos de gripe aviária; total sobe para 114
Divulgação/CRMV-SP