Brasil tem aval para exportar pet food e sêmen de cavalo para Marrocos e México

Abertura de novos mercados foram anunciados nesta terça-feira (31) pelo governo federal

Da Redação

México aprova certificado sanitário e vai importar sêmen equino
Mapa

O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (31) a abertura de mercado às exportações brasileiras de alimentos para animais de companhia (“pet food”) destinadas ao Marrocos, após quatro anos de negociação.

Trata-se de mercado com grande potencial. As importações marroquinas de comida para cães e gatos para venda em varejo alcançaram USD 47 milhões no ano passado, e apresentam crescimento expressivo. Em 2018, as importações somavam USD 12 milhões.

Em 2022, o Marrocos foi o segundo maior destino na África das exportações de produtos do agronegócio brasileiro, chegando à soma de USD 980 milhões. Em 2021, as exportações haviam somado USD 532 milhões.

As rações para animais são produzidas a partir de produtos do agronegócio como farelo de soja, milho, trigo vísceras, ovos e itens como óleos essenciais, por exemplo. 

Mercado de equinos

Nesta terça-feira (31), o governo também anunciou a aprovação do Certificado Sanitário Internacional, em análise desde 2021, com a publicação dos requisitos zoosanitários para importação de genética equina pelo México. Em 2022, o país importou mais de USD 297 milhões em sêmen animal de origem não bovina.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.