Brasil é o maior produtor de soja do mundo, mas ainda importa o grão, entenda

Entre janeiro e maio, o Brasil precisou importar 523 mil toneladas de soja; veja por que isto está acontecendo

Por Viviane Taguchi

Brasil é o maior produtor de soja do mundo, mas ainda importa o grão, entenda
A cadeia da soja foi responsável por aumentar US$ 3 bi as exportações
Wenderson Araujo/Trilux

O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo com uma produção estimada em 155 milhões de toneladas na última safra. Mas, um relatório publicado na semana passada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostrou que, entre os meses de janeiro e maio, o Brasil precisou importar 523 mil toneladas de soja. Pelas projeções, até o fim do ano, é possível que as importações ultrapassem 1 milhão de toneladas. Entenda por que o Brasil está importando soja.

A Secretaria de Comércio Exterior divulgou, na semana passada, que o Brasil vai importar um volume recorde de soja em 2024. Durante os primeiros cinco meses do ano, a importação de soja pelo país foi 522% maior do que em igual período do ano passado. Entre janeiro e maio, foram 523 mil toneladas de soja importadas. O recorde de compras de soja pelo Brasil aconteceu m 2021, com a importação de 863 mil toneladas. 

A importação de soja está sendo necessária por vários motivos. O primeiro deles é que os problemas climáticos registrados no início da safra 2023/2024 vão resultar em uma produção menor de soja no Brasil, em torno de 145 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, a demanda pela soja aumentou no mercado interno devido à maior produção de farelo de soja, produto que é utilizado para fabricar rações para animais, produtos alimentícios veganos e panificação. Em 2023, o país exportou 22 milhões de toneladas de farelo de soja.

Outra situação que fez a demanda por soja aumentar no Brasil foi a mudança na mistura de biodiesel ao óleo diesel, de 12% para 14%. Somente este setor estaria demandando 20 milhões de toneladas de soja a mais neste ano.

Mais notícias

Carregar mais