Um bezerro nasceu com duas cabeças em uma propriedade rural localizada em Vaquetal, no interior da Bahia, na última sexta-feira (1). O proprietário do animal, Osvaldo do Nascimento, conhecido na região como Vaqueiro Negão, anunciou o nascimento em uma rede social.
O nascimento de ruminantes com duas cabeças, é raro, chama-se policefalia: o animal tem mais de uma cabeça, crânios fundidos, dois pares de olhos, duas bocas e duas orelhas.
Vaqueiro Negão explicou, no vídeo, que percebeu que o bezerro estava com dificuldades para se manter em pé, após o nascimento, e foi verificar. Quando se aproximou, percebeu que o animal tinha duas cabeças e, por isso, não conseguia se manter em pé e mamar. Ele e a sua filha, Luciana, esquentaram um pouco de leite, colocaram em uma mamadeira para bezerros e ofereceram o alimento ao animal. Segundo ele, as duas cabeças do animal tinham condições de mamar.
O que é policefalia?
A policefalia é uma condição rara que pode ocorrer nos mamíferos - é mais comum em bovinos, ovinos e suínos - devido a uma má-formação genética, normalmente devido a uma falha na divisão do embrião, em um estágio muito inicial do desenvolvimento do feto ou deficiência de tiamina, mas também pode ser influenciada por fatores externos, como a exposição da mãe à produtos químicos, drogas ou infecções ocorridas na gestação.
Segundo médicos veterinários, a consanguinidade dentro de uma população também pode aumentar a probabilidade da condição, que não permite uma vida muito longa ao animal. Nos bovinos, apenas 38% dos casos de policefalia, conseguem sobreviver por mais de uma semana. O bezerro nascido em Vaquetal morreu dois dias após o nascimento.