Vinte e um azeites de oliva extravirgem, produzidos por 10 agroindústrias localizadas no Rio Grande do Sul o selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS neste ano. O selo é concedido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do estado, em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Na safra atual, o selo será aplicado em 40 mil garrafas de azeite.
Os azeites passaram por critérios rigorosos de comprovação de procedência e qualidade, um processo que inclui análises físico-químicas, sensoriais e documental.
O processo de certificação contou com a parceria do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), único laboratório de análise sensorial de azeite no Brasil reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). Isso permitiu o cumprimento dos padrões de qualidade exigidos, com o fornecimento de infraestrutura adequada para a realização da análise sensorial e a continuidade no treinamento dos painelistas.
Os consumidores poderão encontrar as garrafas seladas em lojas de e-commerce, nas redes sociais das marcas, em alguns supermercados e em lojas especializadas. Além disso, estarão disponíveis na Feira do Azeite Gaúcho, realizada no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) todo primeiro e terceiro sábados de cada mês.
O programa Produtos Premium é coordenado pela Sict e atua em diversos setores produtivos do estado, como o azeite de oliva, a carne bovina, a carne de cordeiro e a cachaça. O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma forma de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala.
Confira a lista completa de azeites de oliva extravirgens selados como produto premium.