O Departamento de Agricultura de Vitória, na Austrália, confirmou mais um novo surto de gripe aviária na região de Terang. Em nota, o departamento informou que o novo caso tem relação com as infecções pela cepa H7N3 já comunicadas em uma granja de ovos, perto de Meredith, e que resultaram na morte de aves. "A propriedade em Terang está diretamente ligada à propriedade Meredith, por meio de gestão conjunta, pessoal e maquinaria", consta no comunicado.
A granja está em situação de quarentena e foram estabelecidas ordens de controles sanitários que restringem a circulação de aves, produtos avícolas, equipamentos e veículos dentro ou fora das propriedades em áreas próximas às duas granjas infectadas.
Nesta quinta-feira (23), o Departamento de Saúde de Vitória tambem divulgou que foi relatado um caso de gripe aviária em humanos no Estado. Seria a primeira infecção humana pelo vírus H5N1 já registrada no país. Trata-se de uma criança que pode ter sido infectada durante uma viagem à Índia em março deste ano e o caso não teria nenhuma relação com o consumo de carnes de aves ou ovos australianos infectados pelo vírus da gripe.
Gripe aviária é identificada em duas granjas comerciais de ovos na Austrália
Reprodução