Após cinco quedas consecutivas, IPPA reage em fevereiro

Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários é calculado pela FGV e Cepea

Da Redação

Após cinco quedas consecutivas, IPPA reage em fevereiro
IPPA reagiu no mês de fevereiro, depois de cinco meses de queda
Wenderson Araujo/Trilux/CNA

Depois de recuar por cinco meses consecutivos, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) avançou 0,6%, em termos nominais, em fevereiro. Esse resultado se deve ao desempenho positivo do IPPA-Pecuária (4,6%), do IPPA-Cana-Café (3,6%) e do IPPA-Hortifrutícolas (0,3%). Na contramão, o IPPA-Grãos recuou na mesma comparação (-2,3%). 

Em fevereiro, observou-se que o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), apresentou ligeira queda de 0,16%, indicando que, no período, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia brasileira. 

No cenário internacional, houve recuo de 0,6% dos preços internacionais dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, e de 0,6% da taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen.

No acumulado do ano, o IPPA/CEPEA registra queda, de 6,3%, ao passo que o IPA-OG-DI Preços Industriais avança, 2%. Na mesma comparação, aos preços internacionais dos alimentos e o câmbio nominal caíram 5,9% e 3,4%, respectivamente. Nesse sentido, nota-se que o comportamento do IPPA/CEPEA converge para aquele observado pelos preços internacionais dos alimentos, levando em consideração, ainda, as variações cambiais. 

Mais notícias

Carregar mais