A meteorologia é uma ciência fundamental para o agronegócio, pois é responsável por estudar os processos atmosféricos e prever o tempo. As informações meteorológicas, que somente na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, em Brasília (DF) são checadas três vezes ao dia, são essenciais para o sucesso das safras e a rentabilidade dos produtores rurais, pois ajudam a tomar decisões assertivas em diversas etapas do processo produtivo.
Velocidade do vento, temperaturas máximas e mínimas, nebulosidade, e uma série de outras informações, incluindo os diferentes tipos de nuvens que estão no céu, são vistas diariamente pelos pesquisadores.
Ao utilizar as diversas ferramentas disponíveis, é possível otimizar a produção, reduzir custos, aumentar a rentabilidade e garantir a segurança alimentar. Em alguns casos, como para o produtor rural Deusdete Mascarenhas, que produz pitaias, ele utiliza as ferramentas mais modernas com o conhecimento de antepassados, repassados de geração em geração. “Os antigos sabem até a hora que vai chover”, diz o produtor.