O plantio da safra de soja 2024/2525 do Brasil atingiu 17,6% da área estimada graças à melhora do clima em diversas regiões, como em Goiás. Mas em quase todos os estados produtores de grãos, a estiagem provocou um atraso no início do plantio. Para se ter uma ideia, no ano passado, nesta mesma época do ano, mais de 30% do plantio já estava feito.
No entanto, em estados como o Paraná e São Paulo, o plantio está bem mais avançado. A expectativa é que, em todo o país, a safra 2024/2025 registre crescimento em áreas e produtividade.
O Agro Band desta terça-feira (22) foi visitar propriedades rurais em Goiás, que já deram início ao plantio e conversou com os agricultores sobre as expectativas para a safra. Na reportagem, também é possível acompanhar o avanço do plantio da soja por estado.
Em Rio Verde (GO), o produtor Marcio de Barros deve semear quase cinco mil hectares, mas ele relata que este está sendo um dos períodos mais secos dos últimos anos. “Goiás ficou em torno de 180 dias sem nenhuma gota de chuva”, lamentou. Enquanto isso, o produtor Ivan Brucelli comenta que ele está aguardando mais chuvas na região para iniciar o plantio da sua lavoura. “Para o agricultor, solo úmido é essencial para o plantio e estamos esperando um pouco mais”.
Em Goiás, a produção de soja na safra 2024/2025 está estimada em 33,7 milhões de toneladas. Mesmo com os atrasos no início do ciclo, o setor está confiante que esta poderá ser a maior safra agrícola do Brasil. A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada na semana passada, indica 322,47 milhões de toneladas.