O outono europeu marca o início de um importante segmento na França, a colheita das uvas que serão utilizadas para produzir uma das bebidas mais apreciadas no mundo, o champagne.
A produção de uvas para a produção da bebida acontece na região de Champagne, na França, e é marcada por um processo criterioso e delicado. As principais variedades utilizadas para a produção são a Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay.
O processo de produção do champanhe é delicado e envolve a dupla fermentação do vinho, que acontece nos tonéis e depois em garrafas. A fermentação dura no mínimo 15 meses, e alguns vinhos podem ficar por décadas no processo de autólise.
A correspondente da Band na França, Sonia Blota, visitou uma vinícola super tradicional em Champagne, a Pommery e conta como uma mulher foi importante para o setor, tornando a bebida menos doce e mais apreciada em todo o mundo. Blota tamém mostra como a sucessão familiar, questão que afeta o agronegócio em todos os países do mundo, é importante no negócio de bebidas francesas!