Agroband

Agro Band: entenda por que o preço do leite sobe em períodos de seca no Brasil

Com pastagens danificadas pela estiagem, produtores precisam investir em nutrição e conforto para vacas

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

A seca que atinge todo o Brasil traz mudanças às rotinas do campo. Em fazendas leiteiras, por exemplo, as pastagens estão muito danificadas pelo déficit hídrico e a qualidade do alimento para o gado fica comprometida, por isso, os pecuaristas precisam lançar mão de novas estratégias para garantir a produção de leite. E isso, tem custo!

Em algumas regiões do país, os pecuaristas apostam em sistemas de manejo diferentes, como o Free Stall, que é um galpão dotado de tecnologias para garantir o conforto das vacas. Nessa instalação, os animais não ficam pastando à vontade, mas se alojam em estruturas com camas de palha, alimentação durante todo o dia e ventiladores que garantem que a temperatura do ambiente, em dias muito quentes, não prejudique as vacas.

Para garantir a alimentação, além do feno, os pecuaristas precisam suplementar com farelo de soja, milho ou sorgo, o que aumenta o custo e ainda, as estruturas utilizadas no galpão consomem energia elétrica, que também está mais cara por conta da estiagem.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.