Agricultura de precisão une tecnologia, economia e preservação ambiental; assista

Tecnologias acopladas em máquinas permitem usar menos produtos químicos nas lavouras

A tecnologia já faz parte do dia a dia do agronegócio, seja em grandes, médias ou pequenas propriedades rurais. No entanto, a cada safra, as inovações recebem melhorias capazes de auxiliar ainda mais a produção de alimentos, como a agricultura de precisão, tendência crescente em todo o mundo.

A agricultura de precisão é um sistema de gestão agrícola que utiliza tecnologias avançadas para coletar e processar dados sobre as culturas agrícolas. O objetivo é melhorar a produtividade, a sustentabilidade e a rentabilidade da atividade, além de minimizar o impacto no meio ambiente. Isso ocorre através de sistemas tecnológicos acoplados em máquinas e implementos, que orientam o produtor a usar, por exemplo, produtos químicos apenas em locais específicos. 

As técnicas da agricultura de precisão chegaram ao Brasil por volta dos anos 1990. Desde então, suas tecnologias e aplicações evoluíram muito. Hoje, é praticamente impossível manter uma fazenda rentável, produtiva e sustentável sem o apoio desses recursos. 

A repórter Carolina Rabelo, do Agro Band, foi conhecer de perto uma nova tecnologia, importada pela multinacional John Deere, em uma fazenda de Mato Grosso.

Com sensores desenvolvidos para “enxergar” a lavoura com detalhes, ela mostra na reportagem como a agricultura de precisão permite o uso racional de insumos, gerando mais economia ao produtor rural. A nova tecnologia estará disponível no Brasil a partir de 2025.

Mais notícias

Carregar mais