Agricultor Nelson Barbudo deve assumir vaga da deputada Amália Barros

Em 2018, Nelson Barbudo se elegeu deputado federal e foi o candidato mais votado em Mato Grosso

Da Redação

Deputado Nelson Barbudo deve assumir vaga de Amalia Barros
JL Siqueira/ALMT

Com a morte da deputada federal Amália Barros (PL/MT) neste domingo (12), o produtor rural e ex-deputado Nelson Previdente, conhecido como Nelson Barbudo, deve assumir a vaga na Câmara Federal, já que ele é o primeiro suplente do Partido Liberal em Mato Grosso.

Nelson Barbudo tentou se reeleger deputado federal em 2022, mas o número de votos conquistado por ele o colocou como o primeiro suplente. Em 2018, Nelson Barbudo foi eleito deputado federal em sua primeira candidatura e foi o candidato mais votado do estado, com 126 mil votos. Ele também já foi eleito vereador em Alto Taquari, nos anos 2000.

Durante seu primeiro mandato como deputado, Nelson Barbudo relatou projetos polêmicos como os que propunham regulamentar e ampliar a caça de animais no Brasil, o que limitava o valor das multas ambientais no país e o projeto que proíbe o uso da palavra “carne” em produtos que não são de origem animal, como os plant based. Nenhuma proposta de sua autoria foi aprovada e os projetos ainda seguem em tramitação na Câmara.

O deputado foi acusado de machismo pela deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP) após ele dizer, durante sessão, que ela ficasse “quietinha e pianinha”. Em 2005, Barbudo foi multado por promover desmatamento ilegal em sua propriedade rural. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.