A aeronave modelo Cessna Citation 525 CJ1 e prefixo PR-GFS, que caiu e explodiu numa praia em Ubatuba (SP) nesta quinta-feira (9) pertence a uma família de produtores de soja de Goiás.
De acordo com os registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave é da família do produtor rural Nelvo Fries. No registro, outros nomes da família aparecem como sócios da aeronave, como Maria Gertrudes Fries, Leyna Fries, Mireylle Fries e Chrystopher Fries. A aeronave não tinha permissão para realizar serviços de taxi aéreo.
Nelvo Fries é produtor rural em Mineiros (GO), e a família atua no cultivo e comercialização de grãos, principalmente soja e milho. Além de fazendas em Goiás, a família também possui propriedades em Mato Grosso do Sul.
Em 2019, Nelvo Fries foi alvo da Operação Grãos de Ouro, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) e teve seu patrimônio, à época estimado em R$ 432 milhões bloqueados. Fries foi acusado de participar de um esquema de fraude fiscal relacionada à venda de grãos.
As autoridades de Ubatuba (SP) ainda não confirmaram os nomes dos passageiros que estavam na aeronave. Todos foram resgatados e levados à Santa Casa de Ubatuba. O piloto da aeronave morreu.