ABPA lança nova etapa da campanha de prevenção à Influenza Aviária

O Brasil é o único grande produtor de aves que não registrou casos da doença em produções industriais

Da Redação

ABPA lança nova etapa da campanha de prevenção à Influenza Aviária
Gripe aviária no Brasil não atinge granjas comerciais
Reprodução

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou nesta segunda-feira (6) a nova etapa da campanha nacional setorial de prevenção à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), ação que integrará esforços de toda a cadeia produtiva em uma mobilização para ampliar a difusão das informações sobre os cuidados contra a enfermidade no Brasil.

O Brasil é o único país entre os grandes produtores a nunca registrar casos de Influenza Aviária na produção industrial. Por isso, o país é reconhecido como livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). No país, 138 casos de IAAP foram registrados até agora, em aves silvestres e de subsistência.

Segundo a ABPA, nesta nova etapa, a campanha setorial ampliará seu escopo, contemplando também produções não comerciais, as chamadas subsistência ou “fundo de quintal” e o público em geral.  Para isso, serão produzidos novos materiais para distribuição por Whatsapp e outras redes sociais, incluindo vídeos, cards, e arquivos para impressão.

A campanha de prevenção também subsidiará entidades estaduais do setor para ações regionais.  Folders e cartazes em formato eletrônico serão disponibilizados para distribuição em locais mais sensíveis ao tema, como áreas litorâneas e núcleos de produção. 

A ABPA também mantém informações gerais sobre cuidados, orientações sobre notificação e outros dados no site oficial da campanha, o www.brasilivredeia.com.br.

“O trabalho de preservação da biosseguridade na avicultura nacional segue intensificado, o que permitiu ao Brasil manter a avicultura industrial livre de Influenza Aviária.  Por outro lado, todos devem se manter em total atenção, considerando o período de migração das aves para o Hemisfério Sul.  Exatamente por isso, ampliamos o foco da nossa campanha para públicos que, embora não se voltem à produção industrial e não tenham influência no abastecimento nacional e nas exportações, devem também ser agentes de preservação do status sanitário do Brasil”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

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