Com estoques seguros de arroz, preço do cereal está em queda no Brasil. De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão para os estoques em dezembro está melhor que o indicativo feito em abril, antes das enchentes no Rio Grande do Sul.
Esse resultado, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), afasta o risco de desabastecimento do mercado interno e garante excedentes para exportação. A avaliação feita junto ao Instituto Riograndense do Arroz, estima o preço da saca de 50kg do cereal em casca em R$ 112,39, queda de 6% desde o início deste mês.
Ainda de acordo com o Cepea, as polêmicas geradas por suspeitas de fraudes no leilão de importação organizado pelo Governo Federal, que levaram ao cancelamento no último dia 12, produtores recuaram das negociações.
Do lado das indústrias, pesquisadores explicam que a redução nas vendas do arroz beneficiado fez com que muitas diminuíssem ou mantivessem as ofertas do início da semana passada, aguardando uma melhora.