Primeira importação de fertilizante de baixíssimo carbono chega ao Brasil

Nesta segunda-feira (14), o Porto de Santos recebe o primeiro carregamento de fertilizante de baixíssimo carbono, produzido na Europa com o uso de biometano, um gás derivado de matéria orgânica.

Por Agro+

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Nesta segunda-feira (14), o Porto de Santos recebe o primeiro carregamento de fertilizante de baixíssimo carbono, produzido na Europa com o uso de biometano, um gás derivado de matéria orgânica. Esse insumo inovador apresenta uma redução de até 90% nas emissões de gases de efeito estufa, comparado ao fertilizante convencional produzido com gás natural de origem fóssil. A chegada deste carregamento marca um avanço significativo na busca pela descarbonização da agricultura brasileira.

O primeiro lote, com 240 toneladas, será destinado à cooperativa de café Cooxupé, localizada em Alfenas, MG, que atua com aproximadamente 20 mil cooperados. O fertilizante será transportado em caminhões movidos a GNV, e será utilizado por produtores de café selecionados, que já são reconhecidos por práticas sustentáveis. O uso desse fertilizante contribuirá para uma produção de café mais sustentável, sem alterar a qualidade ou o sabor, agregando valor ao produto brasileiro no mercado global, especialmente em um contexto em que a sustentabilidade é uma prioridade crescente para as grandes economias.

A empresa responsável pela introdução deste fertilizante no Brasil é a norueguesa Yara, uma das líderes globais no setor de fertilizantes. Ainda em 2024, a companhia pretende iniciar a produção local de fertilizantes de baixíssimo carbono, utilizando biometano produzido no Brasil a partir de resíduos da produção de açúcar e etanol. Isso substituirá o gás natural atualmente usado como principal matéria-prima na unidade da empresa em Cubatão, SP.

Com informações da Yara

Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!

Siga o Agromais nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube.

Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com. 

Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.