Produção de azeite espanhol cai e preço deve subir mais; entenda

As Cooperativas Agroalimentares da Espanha estão se preparando para uma nova realidade no mercado de azeite, com a expectativa de que a safra 2024/25 enfrente sérios desafios quanto à disponibilidade

Por Agro+

undefined undefined

As cooperativas agroalimentares da Espanha estão se preparando para uma nova realidade no mercado de azeite, com a expectativa de que a safra 2024/2025 enfrente sérios desafios quanto à disponibilidade do produto. Segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, a oferta de azeite no mercado deverá ser inferior em 275 mil toneladas à média observada nas últimas cinco safras.

Com o estoque inicial de 186.304 toneladas, os números revelam um início de safra preocupante. Em comparação, a média de estoque de transição das últimas cinco safras alcançava 474.459 toneladas, quase 300 mil toneladas a mais do que as existências finais da campanha 2023/24. Essa queda acentuada no armazenamento evidencia um cenário desafiador para os produtores e distribuidores do setor.

Ao considerar as importações, previstas em 242 mil toneladas, e a produção estimada em 1.289.000 toneladas, a disponibilidade total de azeite para a campanha fica em 1.716.186 toneladas. Entretanto, isso representa uma significativa diminuição em relação à média histórica, o que poderá impactar diretamente no abastecimento do mercado.

Além disso, as previsões de colheita em países como a Itália, tradicional parceiro comercial e principal comprador do azeite espanhol, apontam para números baixos. A recuperação do mercado e do consumo, embora esperada, ainda não é suficiente para equilibrar a oferta e a demanda. As saídas projetadas para esta campanha, estimuladas pelo mercado interno e pelas exportações, devem chegar a 1.460.000 toneladas, mas ainda assim ficam aquém da média dos anos anteriores, que vivenciaram quedas de produção.

As Cooperativas Agroalimentares da Espanha caracterizam a campanha 2024/25 como um período de recuperação, onde a elevada demanda por azeite permanecerá em confronto com a disponibilidade reduzida do produto. Isso se refletirá, por sua vez, em um nível baixo de estoques finais ao final da campanha, estimados em apenas 256 mil toneladas.

*Com informações da Cooperativas Agroalimentares da Espanha

Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!

Siga o Agromais nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube.

Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com. 

Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais