Governo lança sistema para envio de alertas em risco de desastres

A nova ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro, suspendendo o conteúdo em uso na tela do usuário

Governo lança sistema de alerta
Ministério das Comunicações

O novo sistema para envio de alertas a pessoas em risco de desastres, o Defesa Civil Alerta, foi lançado pelo Governo Federal nesta quarta-feira (7), no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília.

Criado a partir de tecnologia desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria entre os ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional, a ferramenta começa a ser utilizada no próximo sábado (10) em 11 cidades.

“Este é um grande avanço para o Brasil. Temos acompanhado o aumento de desastres naturais e buscamos trazer para o nosso país o que há de mais moderno no mundo, com uma tecnologia desenvolvida pela Anatel e implantada pelas operadoras de telefonia móvel”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

As cidades selecionadas para a fase inicial do Defesa Civil Alerta são: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

“É um sistema moderno, ágil e eficiente que se junta a tudo o que nós já temos, auxiliando a comunidade local, com a coordenação do Governo Federal, a lidar melhor com as situações de desastres”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A nova ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

“O trabalho da prevenção e do alerta precoce é uma mudança de comportamento. Iremos aplicar uma das tecnologias mais avançadas para o Brasil adotar uma nova postura em relação aos desastres naturais”, completou o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.

Os alertas avisam sobre a iminência de desastres naturais ou causados por pessoas, estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), e como os moradores das cidades em risco devem agir. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.

“É importante lembrar que a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a preparação e a conscientização da população são igualmente essenciais. Com a implementação desta ferramenta, damos um passo muito importante para reduzir os impactos dos desastres e para proteger muitas vidas”, destacou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius.

Todas as pessoas localizadas em área de risco, definida pelas defesas civis estaduais e municipais, com celulares compatíveis e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G no momento do envio da mensagem receberão o Defesa Civil Alerta. Celulares com tecnologia 3G não serão contemplados. Não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência sem fio.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.