Fávaro apresenta novas medidas de auxílio aos produtores gaúchos

Mudanças incluem maiores prazos e mais facilidade de acesso à crédito

Fávaro apresenta novas medidas de auxílio aos produtores gaúchos
Carlos Fávaro anuncia novas medidas de auxílio aos produtores gaúchos
Farsul

O Governo Federal se reuniu, na tarde da última sexta-feira (30), com a Farsul e representantes sindicais do agronegócio para anunciar as medidas financeiras de ajuda aos produtores atingidos pela enchente de maio.

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na saída da reunião, pontuou algumas das medidas apresentadas. Ele anunciou que serão prorrogadas as dívidas bancárias de recursos equalizados, o que permite que os produtores com maiores dívidas possam acessar o fundo nacional disponibilizado pelo Governo e trocar o perfil da dívida. Além disso, declarou que os esses recursos são assegurados por fundo garantidor.

Segundo Fávaro, as medidas são complementares às medidas apresentadas anteriormente. Foi mencionada uma revisão do decreto da MP aprovada, que gerava dificuldade de acesso ao crédito. “Já temos todas as medidas escritas, elas vão para votação do Conselho Monetário Nacional na segunda ou terça-feira”, disse o ministro.

O Presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, declarou que esta foi a reunião mais importante das já conduzidas sobre o tema. Embora não atenda o pleito inicial da Farsul, Gedeão entende que agora há a demonstração do Governo Federal em buscar uma solução

“Agora existe um comprometimento de resolução do problema com os produtores rurais, feito pelos bancos e pelo Governo Federal”, declarou Gedeão. “Nosso produtor precisa de prazo. É a necessidade mais latente agora. Sem prazo o produtor morre”, finalizou.

O Governador do RS, Eduardo Leite, considerou que a reunião foi bastante positiva, e que ela foi essencial para poder ouvir os produtores afetados.

“Houve um avanço, como condições para que os recursos possam ser acessados não somente por quem estava na mancha de inundação, mas também para quem comprovar perdas de produção”, disse Leite.

Mais notícias

Carregar mais