Exportações de frutas caem quase 4% em relação ao intervalo janeiro/setembro de 2023

Exportações de frutas caem quase 4% em relação ao intervalo janeiro/setembro de 2023
Segundo a Conab, o volume total de frutas enviado ao exterior foi de 667,15 mil toneladas
Agro+

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta sexta-feira (18) o 10º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).

De acordo com o documento, no acumulado até setembro de 2024, o volume total de frutas enviado ao exterior foi de 667,15 mil toneladas, queda de 3,87% em relação ao intervalo janeiro/setembro de 2023.

Mercado

Em setembro, o movimento preponderante de preços da banana e mamão foi de queda. Ocorreu leve aumento da oferta da banana prata do norte mineiro e centro-sul baiano, além de diminuição considerável da oferta da banana nanica. Com isso, os preços em geral caíram para a primeira variedade e subiram para a segunda.

Para o mamão, ocorreu aumento da comercialização da variedade papaya no norte capixaba e sul baiano, que abasteceu principalmente as Ceasas do Sudeste, com queda de preços nesses locais.

No caso da maçã, ocorreu elevação da comercialização e pequenos aumentos dos preços, num contexto de diminuição cada vez mais intensa dos estoques das classificadoras, em meio à quebra de safra no Sul. Já os preços da laranja continuaram elevados, alcançando novo recorde, devido à elevada demanda para fabricação de suco e queda da comercialização na maior parte das Ceasas.

Mais notícias

Carregar mais