A mais recente avaliação sobre a oferta e demanda global de grãos realizada pelo Conselho Internacional de Grãos para a safra 2024/2025 indica um cenário de aperto, com previsão de produção reduzida e aumento no consumo. A produção total de grãos, que inclui trigo e grãos secundários, é agora estimada em 2,311 bilhões de toneladas, uma queda de 4 milhões em relação ao mês anterior, principalmente devido a revisões negativas nas estimativas de cevada e trigo. O consumo mundial, por sua vez, foi elevado em 4 milhões de toneladas, refletindo crescimentos nas demandas para ração animal, alimentação humana e usos industriais.
Os estoques finais da safra 2024/25 estão projetados para serem 8 milhões de toneladas inferiores ao previsto anteriormente, totalizando 576 milhões de toneladas, o menor nível em dez anos, afetados por reduções nos estoques de trigo, milho, cevada e centeio. Apesar de ajustes menores em vários grãos, a previsão de comércio global permanece estável em 419 milhões de toneladas.
No que diz respeito à produção de soja, a estimativa foi reduzida em 2 milhões de toneladas, totalizando 419 milhões de toneladas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior e um novo recorde. O consumo global de soja também foi ajustado para cima, resultando em reservas de fim de safra previstas em 4 milhões de toneladas abaixo do mês anterior.
*Com informações do Conselho Internacional de Grãos
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587