Embaixador da Itália destaca a tradição e a excelência do vinho italiano no Brasil

Na última quinta-feira (21), a Embaixada da Itália no Brasil promoveu a 5ª edição do Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano, reafirmando a relevância do evento para o fortalecimento

Por Agro+

undefined undefined

Na última quinta-feira (21), a Embaixada da Itália no Brasil promoveu a 5ª edição do Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano, reafirmando a relevância do evento para o fortalecimento das relações comerciais e culturais entre os dois países. O encontro, realizado na Sala Nervi, em Brasília, reuniu representantes de 24 importadoras e apresentou cerca de 240 rótulos provenientes de diversas regiões vinícolas da Itália, marcando o maior número de expositores e rótulos já apresentados no evento.

Segundo o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, a edição de 2024 trouxe um significado especial. Ele destacou a conexão histórica e cultural entre os dois países, reforçando a importância do comércio de vinhos como parte da relação bilateral.

“O Brasil é o melhor país no mundo para celebrar a cozinha e o vinho italianos. Este ano, comemoramos os 150 anos da grande imigração italiana, que deu origem à maior comunidade de descendentes de italianos no mundo, com mais de 32 milhões de pessoas”, afirmou.

Promovendo o vinho italiano no Brasil

A Itália é reconhecida globalmente como um dos maiores produtores e exportadores de vinho, com quase metade dos rótulos certificados como de alta qualidade no mundo. O Embaixador ressaltou que o país já ocupa posição de destaque no mercado brasileiro, sendo o terceiro maior fornecedor de vinhos em Brasília e o sexto no Brasil. Ele destacou a importância de ampliar essa presença.

“Podemos e devemos nos esforçar ainda mais para promover a difusão dos nossos vinhos no Brasil. A Itália apoia o Acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que seria um impulso adicional para a chegada dos melhores vinhos italianos ao Brasil”.

Exclusividades da Edição 2024

Uma das novidades deste ano foi a participação da vinícola Antonelli Montefalco, fundada em 1883 na região da Úmbria. Pela primeira vez no Brasil, a vinícola apresentou o premiado Montefalco Riserva DOC 2020, que recebeu o selo Tre Bicchieri da Gambero Rosso, uma das mais altas distinções no mundo do vinho.

O evento também celebrou a contribuição histórica dos imigrantes italianos para a cultura do vinho no Brasil, com uma exposição especial que ilustrou, por meio de fotografias, o impacto dessa tradição no desenvolvimento do mercado vinícola brasileiro.

Integração Cultural e Comercial

O Salão do Vinho 2024 integrou a IX Semana da Cozinha Italiana no Mundo, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália para promover a dieta mediterrânea e a cozinha tradicional do país. Além de enaltecer os laços históricos, o evento buscou fortalecer as oportunidades comerciais entre os setores vinícolas do Brasil e da Itália.

Com uma curadoria meticulosa e a participação de especialistas, o evento reafirmou seu papel como um dos principais eventos do setor, conectando tradição, cultura e inovação em uma experiência que celebra o melhor do vinho italiano.

Por Redação

Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!

Siga o Agromais nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube.

Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com. 

Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais