Chuvas de março beneficiam cafeicultura e aquecem mercado do robusta

As chuvas volumosas registradas na segunda quinzena de março trouxeram alívio para os produtores de café, especialmente diante do período de maturação da safra 2025/26. Segundo levantamentos do Centro de

Por Agro+

undefined undefined

As chuvas volumosas registradas na segunda quinzena de março trouxeram alívio para os produtores de café, especialmente diante do período de maturação da safra 2025/26. Segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a baixa umidade vinha comprometendo o enchimento final dos grãos e retardando o desenvolvimento adequado das lavouras, tornando as recentes precipitações um fator positivo para a cultura.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a regularização das chuvas tende a beneficiar tanto os cafezais de arábica quanto os de robusta. Para o robusta, especificamente, o aumento da umidade chega em um momento crucial, próximo à colheita, o que pode impactar diretamente a qualidade dos grãos e favorecer o mercado.

O setor também observa um movimento de aquecimento nas negociações do café robusta. Com estoques mais limitados, os compradores estão mais ativos, o que pode manter os preços em patamares elevados. Esse cenário reforça a expectativa de valorização do produto no curto prazo, impulsionando as vendas no mercado interno.

As recentes condições climáticas são um fator determinante para a produtividade da safra e para o comportamento dos preços nos próximos meses. Os produtores seguem atentos ao desenvolvimento das lavouras e às demandas do mercado, enquanto especialistas avaliam o impacto das chuvas na consolidação da produção nacional de café.

Com informações do Cepea

Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!

Siga o Agromais nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube.

Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com. 

Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587

Tópicos relacionados

Mais notícias