China reduz importações de soja e impacta mercados brasileiro e americano

Em outubro de 2024, a China reduziu as compras de soja tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. As exportações brasileiras para o país asiático totalizaram 3,52 milhões de toneladas,

Por Agro+

undefined undefined

Em outubro de 2024, a China reduziu as compras de soja tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. As exportações brasileiras para o país asiático totalizaram 3,52 milhões de toneladas, o que representa uma diminuição de 28,14% em comparação ao mesmo mês de 2023. Essa redução é atribuída à menor disponibilidade de soja no Brasil, resultado da quebra de safra nos principais estados produtores.

Da mesma forma, as importações chinesas de soja dos EUA também diminuíram, totalizando 2,42 milhões de toneladas em outubro de 2024, uma queda de 5,37% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, ao analisar o acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2024, observa-se um aumento de 3,50% no consumo de soja brasileira pela China em comparação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, as importações de soja dos EUA pela China registraram uma queda de 10,38% no acumulado de 2024.

Para o próximo ano, especialistas do mercado indicam que a China pode direcionar suas compras de soja preferencialmente para o Brasil em detrimento das dos EUA, especialmente se as promessas de campanha do governo Trump forem implementadas, situação que pode lembrar o cenário observado entre 2018 e 2019.

¨*Com informações do Imea

Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!

Siga o Agromais nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube.

Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com. 

Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais