Jornal da Band

Desoneração: Haddad lidera negociações do governo com setores da economia

Os representantes de empresas afetadas devem começar a ser chamados na semana que vem

Por Túlio Amâncio

Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Washington Costa/MF

Lula disse ao presidente do Senado que o governo está disposto a negociar a desoneração da folha de pagamentos e que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai liderar as conversas.

O presidente Lula convocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para negociar com os 17 setores que mais empregam no país. Os representantes de empresas afetadas devem começar a ser chamados na semana que vem.

Em uma reunião com Lula no palácio do Alvorada, o presidente do Senado reafirmou que não concorda com a ação do governo, acatada pelo ministro do supremo Cristiano Zanin, para suspender a desoneração.

Rodrigo Pacheco cobrou respeito do planalto pelas decisões tomadas no Congresso e pediu abertura para o diálogo. Lula sinalizou que as conversas serão intensificadas.

Desde 2011, a desoneração permitia a empresas o pagamento de alíquotas de 1 a 4,5% sobre a receita bruta. Agora, o percentual volta a ser de 20% sobre a folha de salários. Com o custo menor, empregos foram criados. Os setores cobram uma alternativa até o dia 20, data do recolhimento de imposto sobre a folha, para evitar demissões.

Na segunda (6), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se encontra com prefeitos. Os municípios de até 156 mil habitantes também perderam o benefício.

Tópicos relacionados