Notícias

‘Nenhum ser humano merece passar por isso’, diz moradora sobre chuvas no RS

Moradores do bairro Santo Afonso foram acordados no início da manhã desta sexta-feira (3) por um carro de som, a pedido da prefeitura, para a evacuação da região; rio que corta o local deve transbordar

Da Redação

Enchentes no Rio Grande do Sul (RS)
Enchentes no Rio Grande do Sul (RS)
Lauro Alves/ Secom

A chuva histórica que atinge o Rio Grande do Sul afeta moradores de mais de 150 cidades do estado. A enchente é tão intensa, que moradores precisaram abandonar as próprias casas em tempo recorde para buscarem abrigos em locais seguros. 

Os moradores da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, foram acordados por um carro de som, a pedido da prefeitura, pedindo a evacuação de todo o local, porque o rio dos Sinos deve transbordar nas próximas horas. 

Alguns moradores que conversaram com a equipe da Band disseram que saíram de suas casas na quarta-feira (1º), se refugiaram em uma igreja, mas durante a quinta-feira a água chegou ao local e, nesta noite, dormiram em uma sala comercial. Eles declaram que não conseguiram pegar nada em suas residências, só as roupas do corpo. 

“É terrível, terrível. Nenhum ser humano merece passar pelo que a gente está passando”, declarou Adriana, que não consegue contato com o filho, que está em Montenegro. 

Pelo menos 235 municípios foram afetados pelas chuvas que castigam o Rio Grande do Sul. Até o momento, 31 pessoas morreram, cerca de 7.165 estão em abrigos e outras 17.087 seguem desalojadas. No total, mais de 351.639 mil pessoas foram afetadas.

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada pelo governo do estado a pior da história. Chove praticamente sem parar há uma semana. 

Tópicos relacionados