Notícias

Manipulação no futebol: John Textor tem novo prazo para apresentar provas ao STF

Além da fixação do prazo, ele também foi punido com uma multa de 60 mil reais

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

John Textor
John Textor
Vitor Silva / Botafogo

O dono da SAF Botafogo, John Textor, vai ter um novo prazo para apresentar as provas das denúncias de manipulação de resultados no futebol brasileiro ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O norte-americano foi julgado pelo STJD nesta segunda-feira (6). Além da fixação do prazo, ele também foi punido com uma multa de 60 mil reais. A decisão cabe recurso.

John Textor foi julgado pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD. Ele foi condenado no artigo 220-A, por deixar de colaborar com a Justiça Desportiva, mas absolvido por maioria no artigo 223, que trata do não cumprimento de decisão do tribunal. Ele terá cinco dias para apresentar as provas ao STJD a partir da disponibilização do acórdão, o que deve acontecer nos próximos dias.

A defesa do empresário chegou a pedir a suspensão do julgamento, argumentando que Textor está colaborando com a Justiça e não tem obrigação de apresentar documentos. O pedido foi indeferido. Na audiência, o advogado Michel Assef Filho pediu ainda que Textor fosse absolvido nos dois artigos.

O dono da SAF Botafogo foi denunciado pelas declarações que fez após a partida do Botafogo contra o Red Bull Bragantino, em março. Na ocasião, ele afirmou que havia manipulação dos resultados das últimas três temporadas do futebol brasileiro.

Em abril, o norte-americano voltou a fazer acusações em seu site, citando como suspeitos os jogos entre Palmeiras e São Paulo, em 2023, e Palmeiras e Fortaleza, em 2022.

Textor já prestou depoimento sobre o caso à Polícia Civil do Rio e à CPI que investiga esquemas de manipulação de resultados e apostas no futebol brasileiro, no Senado Federal, em Brasília. As investigações estão em andamento.  

Esta é a segunda punição sofrida por Textor. No fim de abril, o norte-americano foi suspenso por 45 dias e multado em 100 mil reais por invadir o campo e proferir xingamentos após a derrota do Botafogo para o Palmeiras no Campeonato Brasileiro do ano passado. Em 2023, o norte-americano já havia cumprido uma parte da pena e por isso agora cumpre apenas mais 17 dias de punição.

Tópicos relacionados