BandNews FM

BandNews FM apresenta esta semana histórias de mães refletindo sobre maternidade

Nesta terça (30), você acompanha o relato da Elisângela Vieira, de 26 anos, que é mãe solo no extremo sul de São Paulo

Rádio BandNews FM

BandNews FM apresenta série de reportagens sobre maternidade
BandNews FM apresenta série de reportagens sobre maternidade
BandNews FM

A BandNews FM apresenta ao longo dessa semana o quadro “Deixa a Mãe Falar”, com histórias de mães de diferentes regiões do país que refletem sobre a maternidade. As mamães falam das angústias, alegrias e tristezas no processo de criação dos filhos, e deixam ensinamentos sobre esse processo. São histórias reais da maternidade.

Nesta terça-feira (30), a gente conhece a história da Elisângela Vieira. Ela é mãe solo e tem uma rotina corrida para dar conta das necessidades da Beatriz, de 7 anos. A produção é de Celine Dutra, com supervisão de Elaine Freires.

No Brasil, segundo a FGV, mais de 11 milhões de mulheres compartilham a realidade da Elisângela Vieira e criam os filhos sozinhas. Em 10 anos, o número de mães solo cresceu 17%.

A Elisângela Vieira tem 26 anos e atualmente estuda Psicologia. Ela, a filha e um cachorrinho moram no extremo sul da cidade de São Paulo. Elisângela conta que enfrenta uma rotina puxada, mas diz os pais dela desempenham um papel fundamental nesse processo. “Eu tenho uma ótima rede de apoio, que são meus pais. Saio muito cedo para trabalhar e chego muito muito tarde da faculdade. É muito triste não estar no dia a dia ali, arrumando ela para ir para a escola, preparando as coisinhas dela, mas ela entende que é para o nosso melhor, para o nosso futuro”, desabafa.

“Ela não foi uma gravidez planejada, foi muito difícil. Eu tinha 19 anos na época, muito imatura, acredito que, com o tempo, fui me tornando mais madura, coisa da maternidade”, afirma.

Ela relata que teve de encarar as responsabilidades muito nova e que isso fez com que ela amadurecesse antes. “Tive que cuidar dela sozinha porque a gente é mãe e a gente tem que passar por tudo sozinha, né? A gente sente esse peso. Ela está na época de alfabetização e é uma época muito difícil, confesso. Mas é muito bom! Ela é muito esperta, ela é muito inteligente e eu só agradeço”, diz.

Segundo Elisângela Vieira, a avó da pequena Bia têm uma função importante na fixação do conteúdo aprendido pela menina na escola. “Hoje em dia eu faço assim: na semana, acabo deixando a maioria da parte para minha mãe resolver, quando eu não consigo. No fim de semana, eu tento dar uma geral e repassar toda a matéria que ela tem”, declara a personagem desta terça-feira (30) do quadro “Deixa a Mãe Falar”.

“Normalmente eu durmo lá na casa dos meus pais para eu estar um pouco mais perto dela, da Bia”.

O conselho deste episódio diz respeito a conseguir se adaptar e se virar na vida sem depender dos outros. “O ensinamento que eu quero deixar para a Bia é que ela seja muito correria, como eu. Que ela não dependa das outras pessoas para correr atrás dos sonhos dela”, destaca a mãe Elisângela Vieira. “O meu maior sonho para ela é que ela curta a infância dela. Eu quero que ela seja uma grande profissional de sucesso. Ela fala que que ela quer ser veterinária, então ela vai ser veterinária”, conclui.

Acompanhe a reportagem completa no YouTube: 

Tópicos relacionados