BandNews FM

Reinaldo: Bancada Ruralista enche a barriga de gaúchos com cascata e papo-furado

Âncora criticou a falta de menção aos trabalhos feitos pelo governo Lula em conjunto com o governado do RS na ajuda às vítimas

Da Redação

O comentarista Reinaldo Azevedo criticou na noite desta sexta-feira, no programa O É da Coisa, da BandNews FM, a postura da bancada ruralista no Congresso na ajuda aos produtores e à população do Rio Grande do Sul após as enchentes que tomaram conta do estado nos últimos dias. O analista usou as redes sociais mais cedo para criticar o "sumiço" do agro.

"As chuvas começaram na 2ª. A advertência tinha sido feita no fim de abril. A esta altura, poderoso e influente como é, o agro - setor mais financiado do país - já deveria estar distribuindo comida, água, colchões, roupas. Cadê? Produzir discurso reaça não salva ninguém. E até mata. Cadê a bancada ruralista para mobilizar sua base? Todo mundo engoliu a língua, sumiu, escafedeu-se?", escreveu no X, o antigo Twitter.

O analista disse que recebeu uma resposta por escrito e leu no ar durante o programa: "A Frente Parlamentar da Agropecuária se solidariza com todos os brasileiros impactados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. A dor causada pela perda de vidas, moradias e comércios nos municípios gaúchos deve motivar a união de todos os entes da Federação e espectros políticos na reconstrução das cidades atingidas e no atendimento às vítimas. Junto à toda essa preocupação, encaminhada da assistência humanitária ao povo gaúcho, reitera-se a necessidade de proteger e salvaguardar os produtores rurais mais afetados e necessitados da região que dependem de sua produção para o suficiente de suas famílias e contribuem para retomada da economia dos municípios afetados. A Federação Parlamentar da Agropecuária está a serviço do povo gaúcho e lutará no Congresso Nacional pelas medidas necessárias para o reerguimento do estado".

Reinaldo criticou a falta de menção aos trabalhos feitos pelo governo Lula em conjunto com o governador Eduardo Leite na ajuda às vítimas, além da ausência de ações do agro, comparando com o que fez a faz o MST em casos semelhantes. "Não há menção ao esforço óbvio e muito impressionante do governo federal. Mas até aí tudo bem, não era isso que eu esperava vocês. Esperava que, a essa altura, falasse em começar desde já a mobilização para levar alimentos para o Rio Grande do Sul, vão levar comida, água, afinal de contas, representam os produtores do país todo".

"Eu esperava que vocês fizessem pelo menos o que MST fez o ano passado, que distribuiu 30.000 marmitas. Isso aqui é conversa um pouco pra boi dormir. Eu quero saber o que de efetivo vocês decidiram fazer em benefício daquelas pessoas, inclusive dos produtores. A bancada ruralista tem, sei lá, 300 e tantos membros. Como a elite brasileira sabe se dura em certas coisas, né? A gente viu no caso do Marco Temporal a bancada ruralista, coisa que atinge pouquíssimos produtores. E aqui, com milhares de pessoas atingidas, uma conversa um pouquinho convencional, né?", afirma Reinaldo.

Veja outros temas tratados no O É da Coisa desta sexta-feira:

‘Enem dos Concursos’

Cid em liberdade

PSDB x governo Lula

Caso Zambelli

Articulação do governo com o Congresso

Mortes pela PM de SP

Polêmica com pastor

Tópicos relacionados